Instituto Pensar - Lira é eleito o novo presidente da Câmara

Lira é eleito o novo presidente da Câmara

por: Nathalia Bignon


Deputado Arthur LIra, eleito presidente da Câmara ? (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Eleito por 302 votos no primeiro turno do pleito, o candidato indicado por Jair Bolsonaro (sem partido) estará no comando da Casa Legislativa pelos próximos dois anos, até 2023. O segundo colocado, Baleia Rossi (MDB-SP) obteve apenas 145 votos.

Leia tambémEm despedida, Maia chora e acena trégua a Lira

A vitória de Lira ocorre em meio a denúncias de compras de votos pelo Planalto, recorde de repasses de emendas parlamentares e negociações de postos de comando no governo bolsonarista. Ocorre, ainda, após o governo obter outra conquista política, com a vitória de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para o comando do Senado na tarde da segunda.

O que representa Lira no poder

Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de decidir, sozinho, se abre ou não um processo de impeachment para afastar o presidente da República.

O presidente da Câmara também ocupa o segundo lugar na linha de sucessão da Presidência da República. Na hipótese de Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão, estarem fora do país, quem comandará o Planalto será Lira.

Arthur César Pereira de Lira tem 51 anos, os últimos 30 imersos na política. Ele é advogado de formação, agropecuarista e empresário. O parlamentar se elegeu pela primeira vez em 1992, quando se tornou vereador em Maceió (AL). Lira ficou mais um mandato como vereador e outros três como deputado estadual.

O novo presidente da Câmara começou a carreira no Partido da Frente Liberal (PFL), legenda que hoje é o DEM do seu arquirrival Rodrigo Maia. Depois, passou pelo PTB, pelo PSDB e pelo PMN, antes de chegar ao PP em 2009.

Concorrentes

Ao todo, oito deputados concorreram ao cargo. Fábio Ramalho (MDB-MG) obteve 21 votos, Luiza Erundina (PSOL-SP) recebeu 16 votos; Marcel Van Hattem (Novo-RS), 13 votos; André Janones (Avante-MG), 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), 1 voto.

"Sei do peso e da responsabilidade. Prometo respeitas as forças vivas dessa Casa, o colegiado. Quero servir o meu país, essa instituição e ao povo brasileiro, principalmente nesse momento de angustia. Temos a chance de estabelecer acima das divergências a chamada pauta emergencial?, afirmou Lira, em seu primeiro discurso após eleito.

"Tenho certeza que essa Casa encontrará caminho para enfrentar os traumas da pandemia?, prosseguiu o novo presidente da Câmara. Arthur Lira afirmou que irá "olhar para a esquerda, centro e direita? e disse que manterá a Casa como "independente? dos demais poderes.
Lira foi eleito com o apoio de 11 partidos: PP, PL, PSD, Republicanos, Avante, PROS, Patriota, PSC, PTB, PSL e Podemos.

Primeiro ato de Lira

Como primeiro ato, Lira anunciou que irá suspender a suspender as decisões tomadas pelo bloco formado pelo PSB, MDB, PT, PSDB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV, Rede para os cargos da Mesa Diretora da Câmara. Ele também solicitou que o cálculo de proporcionalidade seja anulado e refeito para definição dos cargos.

Com a decisão estão canceladas todas as indicações feitas até aqui. Na tarde desta segunda, partidos definiram que o PL concorreria à primeira vice-presidência. Além disso, PSD iria pleitear a segunda vice-presidência; PT, a primeira-secretaria; PSDB, a segunda-secretaria; PSL, a terceira-secretaria; PSB, a quarta-secretaria.

Lira definiu prazo até as 11h desta terça (2) para a escolha dos candidatos, e até as 13h para o registro das candidaturas. A eleição foi convocada para as 16h de terça.

Com informações do G1 e CNN Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: